Netiqueta
Netiqueta é a etiqueta que se recomenda observar na internet. A palavra pode ser considerada como uma gíria, decorrente da fusão de duas palavras: o termo inglês net (que significa "rede") e o termo "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais). Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discussão, etc. Serve, também, para regrar condutas em situações específicas (por exemplo, ao colocar-se a resenha de um livro na internet, informar que naquele texto existem spoilers; citar nome do site, do autor de um texto transcrito, etc.).
Atente para o fato de que estas regras de etiqueta aplicadas à internet não são oficiais, nem estão documentadas em nenhum lugar. A compilação das normas a seguir está sendo escrita e expandida de forma colaborativa e voluntária, pelos próprios usuários da internet.
Deste conjunto de normas de conduta online, podemos destacar algumas:
•Evitar enviar mensagens EXCLUSIVAMENTE EM MAIÚSCULAS ou grifos exagerados ou em HTML. Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando, podendo causar irritação ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido. HTML aumenta substancialmente o tamanho das mensagens, o que impacta desnecessariamente o uso da largura de banda nos servidores.
•De maneira geral, procure não usar recursos de edição de texto, como cores, tamanho da fonte, tags especiais, entre outras, em excesso. Use-os, como explicado no item anterior, para destacar palavras e expressões importantes. Nunca para dar destaque injustificado à mensagem como um todo (mesmo que sua mensagem possua apenas três palavras).
•Respeite para ser respeitado e trate os outros como você gostaria de ser tratado.
•Lembre-se que dialogar com alguém mediado pelo computador não faz com que você seja imune às regras comuns da nossa sociedade, por exemplo, o respeito para com o próximo. Mesmo por intermédio de uma máquina, você está conversando com uma pessoa, assim como você. Não diga a essa pessoa o que você não gostaria de ouvir.
•Use sempre a força das ideias e dos argumentos. Nunca responda com palavrões, mesmo que usem de grosseria contra você. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles.
•Apesar de compartilhar apenas virtualmente um ambiente, ninguém é obrigado a suportar ofensas e má-educação. Caso alguém insista nessas práticas, ignore-o.
•Evite enviar mensagens curtas em várias linhas. Além de ser maléfico à rede como um todo, causa bastante irritação. Escreva uma frase completa e envie!
•Em fóruns e listas de discussão, procure expressar-se claramente. Explique o problema com o máximo de informação que puder. Tente manter-se no contexto da discussão. Os fóruns são separados por tópicos, procure postar no tópico que mais convier à sua pergunta. Evite sempre mensagens do estilo "Me ajudem, por favor!", "Ajuda aqui!", "Vou jogar essa coisa fora" ou frases similares.
•Caso escreva um texto muito longo, deixe uma linha em branco em algumas partes do texto, paragrafando-o. Dessa maneira, o texto ficará mais organizado e fácil de ler.
•Dependendo do destinatário de seu texto, evitar o uso de acrônimos e do internetês, ou, pelo menos, reduzir a utilização deles. Preste atenção no que você escreve. É possível que, em alguns dias, nem você mesmo saiba o que havia escrito.
•Ninguém é obrigado a usar a norma culta, mas use um mínimo de pontuação. Ler um texto sem pontuação, principalmente quando ele é grande, gera desconforto e, além disso, as chances de ele ser mal interpretado são muitas.
•Quando você estiver perguntando, provavelmente é porque precisa de ajuda em algo, então aja como tal. Evite ser arrogante ou inconveniente.
•Não copie textos de sites ou qualquer outra fonte que possua conteúdo protegido por registro e que não permita cópias e, sempre, mesmo com autorização de cópia, cite as fontes quando utilizá-las.
•Enquanto estiver numa conversa em programas de mensagem instantânea, nunca corte (interrompa) o assunto tratado pela outra pessoa. Isso é extremamente desagradável. Se a pessoa enviar uma mensagem e você enviar outra completamente diferente, ela ficará sem saber se você leu ou ignorou a mensagem que ela enviou. Pelo menos escreva algo para confirmar que leu a mensagem.
•Ainda sobre conversas em programas de mensagem instantânea, evite ao máximo usar emoticons de letras, palavras e coisas do gênero. Isso torna a leitura das mensagens muito difícil e confusa, devido ao tempo que precisamos esperar para que esses emoticons sejam carregados e à irregularidade nos tamanhos e cores. Emoticons expressam emoções e não palavras. Procure usá-los fora das mensagens escritas.
•Há messengers que possuem a funcionalidade de se autodeterminar um status ou estado como away ou ausente. Procure usar esta ferramenta, enquanto você estiver online, mas fora do computador, para evitar que seus contatos conversem com você e tenham de aguardar horas pela sua resposta.
•Não envie uma mensagem supondo que a outra pessoa a entenda da forma como você a escreveu. Pode ser que ela entenda de forma diferente. Uma mensagem escrita nunca ficará tão clara quanto um conjunto de palavras faladas. Procure ser o mais claro possível para não gerar nenhuma confusão.
•Ao encaminhar um e-mail que recebeu, por exemplo, os típicos e-mails humorísticos, que percorrem grupos sociais diversos através de divulgação por listas de contatos gigantes, remova os e-mails presentes, das outras pessoas. Procure escrever os seus destinatários no campo "BCC" ou "CCO" em vez do campo "Para". Este campo esconde os endereços dos destinatários. Todos irão receber, mas ninguém, além de você, saberá quem mais recebeu a sua mensagem. Ao não fazer o recomendado acima, você está contribuindo para o spam com e-mails dos seus próprios conhecidos. Os endereços de e-mail acumulados serão "pescados", quer por parte dos destinatários, quer por empresas específicas existentes na Net, cuja função é acumular contatos de e-mail para envio de propaganda não solicitada ou phishing.
•Antes de fazer uma pergunta, pense na possibilidade de que sua dúvida já tenha sido solucionada por alguém, procure em fóruns e até mesmo em sites de busca como o Google. Caso não encontre, poste suas mensagens, pois sempre haverá algum usuário na internet para lhe ajudar. Mas não espere que a resposta seja imediata. As pessoas estão dispostas a ajudar, mas elas têm responsabilidades e tarefas a cumprir no dia a dia, ficando o acesso aos fóruns e comunidades em segundo plano. Seja paciente!
•Post-ups (ato de postar em um determinado tópico com o intuito de elevá-lo ao topo da lista de tópicos) geralmente são feitos para destacar injustificadamente tópicos em fóruns e comunidades virtuais. Procure evitar essa prática. É extremamente injusto fazer post-ups, pois faz com que os demais tópicos sejam levados cada vez mais para baixo na lista de tópicos, diminuindo a probabilidade de resposta a eles. Não seja egoísta. Aguarde a resposta às suas perguntas como todos os usuários de sua comunidade virtual ou fórum: sendo paciente.
•Se você estiver do outro lado, ou seja, respondendo às dúvidas dos usuários, seja humilde e só responda às dúvidas se realmente estiver interessado em ajudar. Respostas como "www.google.com.br", "procura na net" ou "larga de ser preguiçoso" não ajudam em nada. Procure responder acrescentando algo útil, que possa enriquecer o conhecimento coletivo.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/netiqueta..
sábado, 22 de janeiro de 2011
sábado, 15 de janeiro de 2011
Carregue seu PC no bolso
Carregue seu PC no bolso
Fonte: Revista Windows Vista
Por: Qui, 08/10/2009 - 13:06 — emerson.rezende
Trabalhar em um PC estranho é frustrante, mas não é preciso abrir mão de seus programas e configurações – crie um PC portátil com um pen drive!
Por Christian Hall
Há momentos em que você precisa estar longe de seu PC de costume e, mesmo que tenha um laptop, nem sempre é possível andar ele. A solução para trabalhar alheio é um drive USB personalizado com todos os seus programas prediletos, já configuradinhos do jeito que você gosta. Um drive portátil também facilita a proteção de seus dados ao trabalhar em outro PC, já que você não deixará arquivos temporários no disco rígido de outrem – todo o trabalho será feito em seu próprio pen drive.
O melhor programa gratuito para tornar esse sonho realidade é o Portable Apps (http://portableapps.com), que oferece um ambiente seguro para trabalhar, incluindo seu próprio menu Iniciar. O programa em si ocupa apenas pouco mais de 1 MB de espaço, mas se você também quiser armazenar dados, é melhor comprar um pen drive com pelo menos 2 GB. Se você possuir um aparelho de MP3, pode montá-lo como disco rígido portátil e usá-lo também para programas, além de reprodução de música.
Magia virtual
Com o Portable Apps, você pode criar um conjunto personalizado de programas abrindo o menu Portable Apps (veja tutorial), e o programa pode ser rodado a partir da bandeja de sistema. O menu inclui links práticos para Meus Documentos, Música, Fotos e Vídeos. O Portable Apps também vem com seus próprios aplicativos, havendo dois conjuntos-padrão. O conjunto Light (que ocupa 100 MB de espaço) inclui o navegador Firefox e clientes de mensageiro instantâneo, Abiword e antivírus. O conjunto Standard, por sua vez, traz a versão completa do OpenOffice.org. Corra para http://portableapps.com/suite e baixe-as para seu disco rígido.
Alternativa gratuita
O Portable Apps pode ser utilizado com praticamente todos os pen drives, mas se você estiver em busca de um novo dispositivo flash, os aplicativos portáteis já podem vir incluídos, graças a uma tecnologia chamada U3. Os drives U3 têm uma base de lançamento para iniciar e instalar programas e podem ser ativados apenas com a inserção da chave USB no PC. Mas se você for a Meu Computador, também pode acessar o drive como se fosse um pen drive comum.
Superdica - Incialize com USB
Faça um kit de resgate de emergência com o Bart PE Builder. Baixe de http://tinyurl.com/9dgh7 e, ao rodar o software, você pode enxugar sua instalação do Windows, criando uma versão menor a ser usada quando um computador for incapaz de dar boot a partir de seu próprio drive.
Tutorial
1 INSTALE O PORTABLE APPS
Ao instalar o Portable Apps de http://portableapps.com/download, escolha Run, o que leva você ao SourceForge. Selecione novamente Run, inicie o instalador, clique em Próximo e confira se há um pen drive USB formatado em FAT32 inserido no PC.
2 RODE DA BANDEJA DO SISTEMA
Será preciso escolher um drive e, terminada a instalação, o Portable Apps roda na bandeja do sistema mas não haverá nada ali com o download básico. Mas ainda é possível abrir pastas e copiar dados, caso desejado.
3 ADICIONE PROGRAMAS
Para adicionar programas, vá ao site do Portable Apps. Novamente, você é dirigido ao SourceForge para continuar o download. Na instalação, também será preciso selecionar o drive flash em que o aplicativo será instalado – não tente salvá-los no disco rígido do PC.
4 INICIE E GERENCIE OS PROGRAMAS
Vá ao Portable Apps e o novo aplicativo estará pronto na área de seleção de softwares. Se você estiver com a versão daquele programa rodando em seu PC (como o Firefox), feche-a primeiro. Puxe mais aplicativos clicando em Options.
5 USE UMA MÁQUINA VIRTUAL PORTÁTIL
Máquinas virtuais são um ótimo meio de testar novos sistemas operacionais. A versão gratuita de teste do MojoPac, que dura 30 dias, pode ser baixada de www.mojopac.com. Diferentemente do Portable Apps ou do U3, este é um ambiente isolado, que não deixa escapar nada do que seja feito ali.
6 CRIE UM COFRE-FORTE PORTÁTIL
Você também pode criptografar seus dados quando estiver fora de casa. O meio mais fácil é usar o TrueCrypt (www.truecrypt.org/). Após a instalação, clique em Create Volume ➜ Select File. Navegue até seu drive, digite um nome para o recipiente e especifique o tamanho. Digite uma senha e escolha uma letra de drive.
Traduzido por Julia Vidile
Confira em: http://www.revistawindowsvista.com.br/node/2171
Fonte: Revista Windows Vista
Por: Qui, 08/10/2009 - 13:06 — emerson.rezende
Trabalhar em um PC estranho é frustrante, mas não é preciso abrir mão de seus programas e configurações – crie um PC portátil com um pen drive!
Por Christian Hall
Há momentos em que você precisa estar longe de seu PC de costume e, mesmo que tenha um laptop, nem sempre é possível andar ele. A solução para trabalhar alheio é um drive USB personalizado com todos os seus programas prediletos, já configuradinhos do jeito que você gosta. Um drive portátil também facilita a proteção de seus dados ao trabalhar em outro PC, já que você não deixará arquivos temporários no disco rígido de outrem – todo o trabalho será feito em seu próprio pen drive.
O melhor programa gratuito para tornar esse sonho realidade é o Portable Apps (http://portableapps.com), que oferece um ambiente seguro para trabalhar, incluindo seu próprio menu Iniciar. O programa em si ocupa apenas pouco mais de 1 MB de espaço, mas se você também quiser armazenar dados, é melhor comprar um pen drive com pelo menos 2 GB. Se você possuir um aparelho de MP3, pode montá-lo como disco rígido portátil e usá-lo também para programas, além de reprodução de música.
Magia virtual
Com o Portable Apps, você pode criar um conjunto personalizado de programas abrindo o menu Portable Apps (veja tutorial), e o programa pode ser rodado a partir da bandeja de sistema. O menu inclui links práticos para Meus Documentos, Música, Fotos e Vídeos. O Portable Apps também vem com seus próprios aplicativos, havendo dois conjuntos-padrão. O conjunto Light (que ocupa 100 MB de espaço) inclui o navegador Firefox e clientes de mensageiro instantâneo, Abiword e antivírus. O conjunto Standard, por sua vez, traz a versão completa do OpenOffice.org. Corra para http://portableapps.com/suite e baixe-as para seu disco rígido.
Alternativa gratuita
O Portable Apps pode ser utilizado com praticamente todos os pen drives, mas se você estiver em busca de um novo dispositivo flash, os aplicativos portáteis já podem vir incluídos, graças a uma tecnologia chamada U3. Os drives U3 têm uma base de lançamento para iniciar e instalar programas e podem ser ativados apenas com a inserção da chave USB no PC. Mas se você for a Meu Computador, também pode acessar o drive como se fosse um pen drive comum.
Superdica - Incialize com USB
Faça um kit de resgate de emergência com o Bart PE Builder. Baixe de http://tinyurl.com/9dgh7 e, ao rodar o software, você pode enxugar sua instalação do Windows, criando uma versão menor a ser usada quando um computador for incapaz de dar boot a partir de seu próprio drive.
Tutorial
1 INSTALE O PORTABLE APPS
Ao instalar o Portable Apps de http://portableapps.com/download, escolha Run, o que leva você ao SourceForge. Selecione novamente Run, inicie o instalador, clique em Próximo e confira se há um pen drive USB formatado em FAT32 inserido no PC.
2 RODE DA BANDEJA DO SISTEMA
Será preciso escolher um drive e, terminada a instalação, o Portable Apps roda na bandeja do sistema mas não haverá nada ali com o download básico. Mas ainda é possível abrir pastas e copiar dados, caso desejado.
3 ADICIONE PROGRAMAS
Para adicionar programas, vá ao site do Portable Apps. Novamente, você é dirigido ao SourceForge para continuar o download. Na instalação, também será preciso selecionar o drive flash em que o aplicativo será instalado – não tente salvá-los no disco rígido do PC.
4 INICIE E GERENCIE OS PROGRAMAS
Vá ao Portable Apps e o novo aplicativo estará pronto na área de seleção de softwares. Se você estiver com a versão daquele programa rodando em seu PC (como o Firefox), feche-a primeiro. Puxe mais aplicativos clicando em Options.
5 USE UMA MÁQUINA VIRTUAL PORTÁTIL
Máquinas virtuais são um ótimo meio de testar novos sistemas operacionais. A versão gratuita de teste do MojoPac, que dura 30 dias, pode ser baixada de www.mojopac.com. Diferentemente do Portable Apps ou do U3, este é um ambiente isolado, que não deixa escapar nada do que seja feito ali.
6 CRIE UM COFRE-FORTE PORTÁTIL
Você também pode criptografar seus dados quando estiver fora de casa. O meio mais fácil é usar o TrueCrypt (www.truecrypt.org/). Após a instalação, clique em Create Volume ➜ Select File. Navegue até seu drive, digite um nome para o recipiente e especifique o tamanho. Digite uma senha e escolha uma letra de drive.
Traduzido por Julia Vidile
Confira em: http://www.revistawindowsvista.com.br/node/2171
Assinar:
Postagens (Atom)