quarta-feira, 1 de julho de 2009

Transição rumo ao ensino moderno nas Escolas

Faz-se necessário um profissional atualizado e criativo para orientar e aproveitar ao máximo as funcionalidades oferecidas.
Um dos grandes desafios das escolas na atualidade é acompanhar o desenvolvimento tecnológico de seus alunos. O estudante moderno é multimídia. Utiliza a Internet, a TV a cabo, o videogame e sempre está familiarizado com o rápido surgimento de novas tecnologias, exigindo dos educadores uma linguagem contemporânea e, portanto, que desperte maior interesse. A forma tradicional de apresentar conteúdos em sala de aula sempre apresentou dificuldades no quesito dinamismo.
Nesse sentido, a informática educacional cumpre um papel fundamental nas escolas, representando uma bem vinda transição rumo à modernidade. Essa mudança não pode mais ser ignorada, porém muitas vezes pode caracterizar uma faca de dois gumes. “A obtenção de resultados positivos da aplicação da informática na educação depende da adequada aplicação de diretrizes técnico-pedagógicas à metodologia de ensino. Quase tão negativo quanto não se ter recursos informatizados para se aplicar na educação é fazer uso dos recursos tecnológicos existentes sem um planejamento pedagógico que compatibilize o perfil do aluno, a tecnologia utilizada, o assunto abordado e a metodologia de ensino envolvida dentro dos objetivos a serem alcançados”.
A utilização dos recursos digitais funciona como um suporte que necessita de um profissional da área de educação, atualizado e criativo, para orientar e aproveitar ao máximo as funcionalidades oferecidas. Ao alcance de um clique é possível ensinar, exemplificar e testar conteúdos das mais diversas disciplinas facilmente acessível nas escolas que já adotaram o novo suporte.
os softwares Educandus trazem um diferencial que é aquela vontade a mais entre professor e aluno de ir buscar novos experimentos e exemplos para descobrir como os fenômenos das ciências em geral acontecem. Foi através dos softwares da Educandus que consegui envolver os alunos em várias pesquisas, tais como: educação ambiental, robótica, biologia e física”, explica o pedagogo em Multimeios e Informática Educativa Mário Pool, do Rio Grande do Sul (ver entrevista). “Compreendendo a importância da informática no mundo contemporâneo, acredito no trabalho sólido desenvolvido pela equipe dos Educandus, visto que este disponibiliza para o educador um poderoso recurso tecnológico, ampliando o seu poder de explicação e possibilitando maiores interações entre o aluno, o professor e o objeto de estudo”.