quinta-feira, 22 de julho de 2010

Navegue pela Internet sem deixar rastro

Mundo digital


Navegue pela Internet sem deixar rastro

Quando navegamos pela Internet, nossas ações ficam gravadas no computador. As páginas que acessamos e os textos e as senhas digitados ficam na memória. O próximo usuário que sentar diante da máquina pode encontrar facilmente esses dados.

Para evitar situações embaraçosas ao navegar pela web, é preciso tomar alguns cuidados com sua privacidade. Não estamos falando apenas de adolescentes que visitam aquelas tais páginas “impróprias”. No trabalho, é comum os funcionários compartilharem um mesmo computador. Em locais públicos, como lan houses ou hotéis, sua navegação pode ficar exposta para desconhecidos. Sem tomar os devidos cuidados, há o risco de suas informações particulares caírem nas mãos de outras pessoas.

Por isso, é bom tomar algumas precauções. Vamos às dicas!

Memorização de senhas

Seu navegador de Internet pode ser configurado para memorizar senhas digitadas. Você percebe que esse recurso está ativo quando o campo para senha já aparece preenchido ao acessar uma página visitada anteriormente. A memorização de senha deixa a navegação mais rápida; mas se você compartilha o computador com outras pessoas, não esqueça que elas poderão entrar em suas páginas privativas sem precisar digitar senha.

Perfil de usuário
Quando o computador é compartilhado em casa ou no trabalho, uma boa ideia é ativar os perfis de usuário, para que cada pessoa tenha sua própria área de trabalho. Dessa forma, o computador fica mais organizado e um usuário não vê o que o outro faz. Mas lembre-se de que usuários experientes em Informática podem chegar a algumas dessas informações fazendo uma busca nos arquivos do computador. Outra coisa: não esqueça de fazer log off do seu perfil depois de usar o micro.



Limpar histórico
Os navegadores de Internet oferecem a opção Excluir histórico de navegação, que permite apagar os dados gerados durante o uso. Com esse recurso, é possível apagar páginas visitadas, endereços acessados, cookies recebidos e digitação em formulários e senhas. Antes de sair de um computador da lan house, por exemplo, apague seu histórico de navegação.



Navegação privada
Os navegadores de versões mais recentes têm o recurso de Navegação in private, ou navegação privada. Quando você inicia a navegação privada, nenhuma informação é gravada no computador. A desvantagem desse recurso é que não se pode contar com algumas facilidades, como a memorização dos textos digitados. Quando terminar a navegação privada, basta fechar o navegador. Nenhum registro de sua navegação ficará na máquina.



Garantir a privacidade na Era da Informática não é fácil, e o engraçado é que muita gente nem se preocupa com isso. Talvez você seja daquelas pessoas que dizem: “Minha vida é um livro aberto e não estou nem aí pra essa tal de privacidade.” Mesmo que você não visite páginas “impróprias”, lembre-se de que o acesso indevido de outrem aos seus dados pode lhe trazer transtornos. Imagine que alguém pode se passar por você graças aos dados que você deixou abertos para quem quisesse ver. O computador não precisa funcionar como um Big Brother, que mostra para os outros tudo o que você faz na vida.

Fonte: Mundo Digital/Positivo

2 comentários:

Lucinha disse...

Oláááá!!! Muito legal estas dicas!!!
Obrigada!!!

Fique com DEUS :)

Guilherme Diogo Rodrigues disse...

Olá,
Muito interessante essa dicas, apesar de viver no computador eu não sabia de algumas. Vou usa-las com certeza.

Abraços.