sábado, 3 de abril de 2010

Jogo de perguntas e respostas ;)

A Educação e as novas Tecnologias.
A cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Esta ferramenta está auxiliando os profissionais da educação mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando se aprende a lidar com a informática novos horizontes se abrem na vida do usuário.

Vivemos em um mundo tecnológico onde a Informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”. É uma nova tecnologia que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo, mas sim como uma nova e importante ferramenta nas mãos do professor.

Que deverá fazer bom uso dela para a formação de verdadeiros cidadãos



1. O que é o Sistema Operacional Linux?

R: É um sistema operacional livre, onde várias empresas e fundações sem fins lucrativos constroem sua própria versão.



2. Qual a melhor distribuição do Linux?

R: Não existe uma melhor distribuição Linux, isso é uma escolha pessoal e preferencial de cada um, aquela que atende ao perfil do usuário.



3. Usando o Linux, corro algum risco quanto a fiscalização de Software?

R: Usando o Linux, não há riscos, sua licença é pública e não precisa de nenhum tipo de comprovante de compra.



4. Para qual atividade comercial o Linux é mais indicado?

R: Não há restrições quanto ao tipo de empresa que pode fazer o uso do Linux, atualmente ele está sendo muito utilizado nas Escolas nos Laboratórios de Informática.



5. Devo usar antivírus no Linux?

R: O Linux é um sistema bastante seguro, mas é recomendável que se instale um antivírus. Para segurança e principalmente, se o utilizador estiver constantemente enviando e recebendo ficheiros e e-mails de sistemas Windows.



6. O que é usuário Root?

R: É o nome dado ao usuário/administrador que pode controlar tudo em todo o computador, também chamado de super usuário, ele pode modificar as configurações do sistema, ele é tão importante que sua senha deve ser muito bem elaborada para evitar o uso indevido do sistema.



7. Posso usar o Linux sem instalá-lo?

R: Sim. Existe versões em CD (O Ubuntu) é um LiveCD. Isso quer dizer que você pode testar o sistema sem instalar nada no computador. Basta inserir o CD e reiniciar o computador. Mas atenção: nada do que você fizer ou baixar nesse modo será salvo.



8. Preciso apagar meu Windows para instalar o Linux?

R: Não. Você pode criar uma partição para o Linux, fazendo com que os dois sistemas dividam o espaço do seu computador. Isso se chama dual boot, e essa opção de usar só uma parte do computador aparece durante a instalação do Linux. Quando você ligar o seu computador, aparecerá um menu perguntando em qual sistema você deseja entrar, Windows ou Linux.



9. É muito complicado aprender a usar o Linux?

R: O Linux não é complicado, ele é diferente. Muitas pessoas que começaram se apavoram por as coisas serem feitas de outro jeito, muito avanço já foi feito para “humanizar” o Linux, com isso o sistema vem se aperfeiçoando para os usuários.



10. O que são KDE e Gnome? Qual é melhor?

R: Esses são dois ambientes gráficos. É a forma como o sistema será apresentando a você. Eles não são únicos, mas são os mais famosos, exatamente por serem mais “amigáveis”. O KDE é um ambiente mais pesado, com mais efeitos por padrão. O Gnome tem alguns efeitos, mas muito menos recursos e opções. Quanto ao melhor, é é uma questão de gosto.



11. Por que utilizar o Linux?

R: Simples, é um sistema operacional:

mais rápido que qualquer outro disponível no mercado;

gratuito;

diversos aplicativos gratuitos;

suporte técnico muito eficiente;

seguro;

suporte a rede nativo;

ambiente gráfico avançado;

12. O que é Br.Office.org?

R: É um programa destinado às tarefas de escritório, com diversos módulos, ou seja, possui editor de textos, planilha eletrônica para cálculos, gerenciador de apresentações, editor de páginas web, ferramenta para ilustrações, além de outros programas.

13. Temos que pagar uma licença para utilizar o Br.Office.org?

R:Não. Sua distribuição é gratuita, não havendo custos de licenciamento e é um software livre, ou seja, tem código fonte aberto e versões diferentes para rodar em vários sistemas operacionais, inclusive no Linux.

14. Qual o nome do Processador de textos do Br.Office.org?

R: Writer

http://upload.wikimedia.org/wikibooks/pt/b/b3/Writer_tela_principal.JPG

15. Qual o nome do Processador de planilha de calculos do Br.Office.org?

R: O Calc é a planilha eletrônica.





16. Qual o nome do gerador de apresentações do Br.Office.org?

R: O Impress é uma ferramenta excelente para a criação de apresentações multimídia realmente eficientes. Suas apresentações vão brilhar com figuras em 2D ou 3D, efeitos especiais, animações e ótimas ferramentas de desenho.

17. Qual o nome do Editor de fórmulas matemáticas do Br.office.Org?

R: Math


18. Como podemos adquirir a suíte Br.Office.org?

R: Pode ser feito através de download na Internet.


19. Podemos utilizar o Br.Office.Org no Windows?

R: Sim. Pode ser instalado no Windows e no Linux.



20. Usando o BrOffice.Org, é possível trocar arquivos com outras pessoas, empresas ou instituições que usem outros programas?

R: Sim, pois o BrOffice.org permite salvar arquivos, tais como ,textos planilhas, apresentações, e em diferentes formatos, que podem ser lidos por esses outros programas.


21. O que tem levado as empresas a utilizarem softwares gratuitos?

R: Porque decidiram deixar de ser ilegais, não puderam pagar por programas custosos e a funcionalidade desses Softwares tem sido muito semelhante aos programas com licenças pagas.



22. O que é Kpaint?

R: É um editor de gráfico que permite criar desenhos, modificá-los, visualizar diversos tipos de imagens; é similar ao Paint do sistema operacional Windwos.



23. Como fazer o Calc imprimir apenas as planilhas desejadas, quando um documento é composto por diversas planilhas?


R: Vá até ao menu arquivo – imprimir, e na janela de impressão, clique no botão opções. Marque a opção “imprimir apenas as planilhas selecionadas. Mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique nas planilhas desejadas.



24. Você utiliza ou já utilizou o Br.Office.Org? Qual a sua avaliação?



R: Comecei a utilizar há poucos dias e já deu para perceber que não é difícil de usar, pois é muito parecido com o Office do Windows, tem vários aplicativos e a licença é gratuita.



25. Qual o aplicativo que você mais utiliza no Br.Office.Org?



R: Writer, porque ele possibilita a criação e edição de textos e, também, a criação de páginas para serem visualizadas na Interne

26.Indique um antivírus para o Sistema Operacional Linux:

R: Clam antivírus.

27.Como posso inserir uma imagem em um documento?

R: Vá até Menu – Inserir- Figura- Arquivo, permite que o usuário insira no documento uma imagem.

28. O que é um Kernel?

R: O Kernel é o 'coração' do sistema operacional Linux, é uma das partes mais importantes que recebe mais atenção dos desenvolvedores, evoluindo constantemente. A cada nova versão do kernel mais recursos são incorporados, defeitos corrigidos e os recursos são aprimorados.



29.Quem foi o idealizador do Kernel do Linux?

R: Foi idealizado pelo finlandês Linus Torvalds, em 1991.



30.Você vai adotar esses softwares como padrões em seu computador?Explique sua resposta:

R: Sim, pois são softwares de ótima qualidade e recursos bem avançados, com as mesmas funcionalidades dos softwares pagos, e são gratuitos.

Bibliografia/ Webgrafia

Introdução à Informática – Volume Único – Fundação CECIERJ

Rodrigues, Carmem Granja S.

Soares, Elizabeth R.

www.linhadefensiva.org/faq/linux

www.guiadohardware.net/tutoriais/dicaslinux

www.google.com.br

2 comentários:

Prof Mariza R de Araujo disse...

Ilza gostei muito e vou colocar o seu endereço no blog: liedbertha.blogspot.com, pode?

Prof. Mariza Araujo

ILZA disse...

Olá querida! Obrigada pela visita, volte sempre!
Será uma honra! Pode sim!
Bjs
Ilza