domingo, 3 de janeiro de 2010

Como tornar confortável o uso do equipamento.


Uso do Notebook e ergonomia
Como tornar confortável o uso do equipamento

Os notebooks são nossos amigos e fiéis escudeiros. Afinal, com eles é possível trabalhar e executar tarefas que outrora eram exclusividade dos pesados e imóveis desktops. Atualmente, é possível até navegar pela grande rede mundial de computadores com um laptop apoiado no colo. Não importa se você está no ônibus, no aeroporto, no hotel ou na casa de campo. Porém, o tal conforto que a portabilidade oferece pode mascarar alguns problemas clássicos de postura e articulação. Com o tempo, é recorrente o aparecimento de pequenas lesões, como a famosa e temida Lesão por Esforço Repetitivo (LER), que ataca muitos usuários que digitam por longos períodos.


A LER atinge principalmente os membros superiores. É uma doença que ataca músculos, nervos e tendões, provocando irritações e inflamações. O esforço excessivo, a má postura, o estresse e as más condições de trabalho ajudam no surgimento da lesão. Em casos extremos, a LER pode causar sérios danos aos tendões, acarretando até mesmo na perda de movimentos.
Além disso, usuários de notebooks estão mais propensos à problemas de postura. Com frequência, é preciso encolher o pescoço para observar algum detalhe na tela. Quando utilizado em espaços reduzidos, como a poltrona de um avião, os braços tendem a ficar espremidos junto ao corpo, em uma posição que força os pulsos a procurar uma digitação menos complicada.

Portanto, comece a prestar atenção nos pequenos detalhes que podem melhorar consideravelmente sua qualidade de vida caso você seja usuário constante de notebooks. A maioria dos equipamentos não tem a preocupação com ergonomia. Por isso, em primeiro lugar, considere a opção de arrumar um teclado ergonômico, no qual não só o esforço para teclar seja menor, mas cuja ergonomia permita que ombros, cotovelos e pulsos não sofram pressões desnecessárias.

Esses teclados costumam ser partidos em dois, o que pode causar um certo estranhamento inicial. Porém, com a prática – e pressupõe-se que, se você está lendo esse artigo, é porque pratica - a digitação se torna até mesmo mais simples. Dê preferência aos modelos com suporte de pulso, que deve ser grosso e almofadado e estar no mesmo nível físico do teclado, nunca abaixo. Existem no mercado teclados especialmente desenhados para quem viaja muito. Eles são portáteis e vêm com estojos para serem guardados sem ocupar espaço na bagagem.

Outro ponto importante é o mouse. Nem parece, mas quando você o utiliza, movimenta os músculos mais fortes do ombro e dos braços. Já que você está disposto a investir em um teclado ergonômico, por que não fazer o mesmo com o mouse? Aliás, esqueça o mouse: prove um trackball. Elas são mais fáceis de usar, pois você não precisa segurá-las com todos os dedos como faz com um mouse. Basta mover gentilmente uma bolinha no centro do dispositivo e clicar em um botão quando for necessário.

Quem usa o notebook em casa ou no trabalho e vive com a cabeça pendida para baixo, olhando para o monitor durante horas, pode considerar a aquisição de um monitor extra, de dimensões um pouco maiores. Inclusive, é necessário posicioná-lo de forma correta. Assim, é possível evitar, além dos problemas de coluna, a fadiga ocular. O monitor deve estar numa distância de aproximadamente 70 centímetros da face do usuário, ao nível dos olhos ou um pouco abaixo deles.

Outra boa dica é na hora de transportar o seu notebook. É muito importante utilizar bolsas e mochilas feitas especialmente para isso. Elas são confortáveis e acolchoadas, diminuindo o impacto sobre as costas. Além disso, a maioria dos modelos possui alças ergonômicas que corrigem a postura, impedindo que a mochila fique torta e force mais um ombro do que o outro.

Se você foi se ajeitando na poltrona enquanto ia lendo esse artigo, parabéns! Quer dizer que já está consciente de que é preciso tomar cuidado com a postura. Lembre-se que a comodidade de um notebook, a médio prazo, só está assegurada se a sua saúde também estiver garantida.

Nenhum comentário: