quarta-feira, 14 de abril de 2010

Tux Paint

"Incentive a criatividade dos pequenos usuários com este progama de desenho divertido e fácil de usar." Tux Paint é um software de desenhos divertido e fácil de usar, com o intuito de incentivar a criatividade das crianças. Hoje em dia os pequenos estão cada vez mais próximas ao computador, então, nada mais natural que existam programas que atendam este público.

Com este software é possível pintar livremente, aplicar linhas e formas, carimbar, inserir textos coloridos ou aplicar vários tipos de efeitos, tudo de forma simples e divertida. Para cada ação um som engraçado é reproduzido e o simpático pinguim, chamado Tux, dá dicas e informações, auxiliando na utilização das ferramentas.
Controles para pais e professores
O programa apresenta alguns controles que podem ser habilitados, para que pais e professores fiquem mais tranquilos enquanto as crianças estão no computador. Por exemplo, configurando o modo de tela cheia do software, o responsável pode fazer com que o pequeno usuário não se distraia com qualquer programa ou pasta que estiver em sua área de trabalho.
Outra facilidade é o modo como os trabalhos são salvos e abertos. Nenhuma pasta ou caminho precisa se selecionado. Os desenhos ficam salvos em uma pasta padrão do programa, que pode ser facilmente alterada através das configurações.
Para quem não está satisfeito com o conteúdo do programa, mais carimbos e pincéis podem ser baixados da internet ou criados por pais e professores.


Instalação
A instalação deste aplicativo em distribuições que suportam pacotes .DEB e possuem o instalador de pacotes GDebi é muito simples. Basta dar um duplo-clique no pacote e a instalação começa. O programa também possui um pacote para distribuições que suportam o formato .RPM.
Para a instalação deste software através do código fonte, descompacte o arquivo .TAR.GZ em uma pasta de sua preferência. Acesse a pasta através de um terminal e execute os seguintes comandos:
 Caso alguma dependência seja pedida durante a instalação e você possua o programa APT, instale as dependências necessárias com o comando:
$ sudo apt-get install nome_da_dependência
Para utilizar o programa, basta executar o seguinte comando em um terminal:
$ tuxpaint
 Observação
No sistema operacional Linux, para instalar programas ou editar arquivos e pastas de sistema necessitamos de permissões especiais de usuário. Isso significa que você precisa ter a senha do administrador (root) ou ter permissão para administrar o sistema.
Ao utilizar comandos que necessitam de autorização do administrador, devemos acrescentar um comando que mostre ao sistema que temos tais permissões. Para isto, utilizamos o “sudo” antes do comando desejado.

Nenhum comentário: