sábado, 21 de agosto de 2010

Veja algumas dicas para na hora de enviar um e-mail.

Etiqueta de email


As mensagens eletrônicas fazem parte do nosso dia-a-dia e surgiram para facilitar a nossa vida, seja no trabalho, seja na vida pessoal. Mas algumas regras na hora de enviá-las são importantes para evitar gafes e constrangimentos. Preste atenção nas dicas abaixo:

- Apresente-se adequadamente. Para isso, inclua uma assinatura nas suas mensagens, contendo seu nome completo, endereço, telefone e, se for o caso, também seu cargo na empresa. A maioria dos provedores de email oferecem ferramentas para que esses dados apareçam automaticamente em todos os e-mails que enviar.

- Escreva sempre saudações e despedidas (bom dia, boa tarde, “tudo bem”) em suas mensagens. E não se esqueça de agradecer com um simples obrigado ao final de cada uma.

- Enviar piadas ou qualquer tipo de spam pelo seu e-mail de trabalho é totalmente proibido. Enviar esse tipo de material para os amigos também requer bom senso. Lembre-se de que as pessoas também podem estar trabalhando e entupir a caixa de mensagem delas com conteúdos sem importância pode ser um tanto inconveniente.

- Revise as mensagens antes de enviá-las. Erros de ortografia podem ser terríveis para sua imagem do ambiente de trabalho.

- Organize as informações contidas em suas mensagens. Pontue as frases adequadamente, utilize espaços e parágrafos e releia o texto com atenção para verificar se as informações estão claras para o leitor.

- Procure responder rapidamente a quem lhe manda e-mails. Lembre que esse tipo de comunicação é extremamente rápido e as pessoas se frustram com demoras injustificadas.

Fonte:Positivo Informática

5 comentários:

Gilmar disse...

Boas dicas, sempre úteis! Uma sugestão: seria interessante uma postagem com dicas de inserção de assinatura, principalmente no thunderbird, posto que, no outlook é bem mais simplificado.

Fica aí o pedido!

Abraços

Lucinha disse...

Ótimas dicas! Principalmente sobre o excesso de e-mails para endereços profissionais.

Abraços

Bom domingo!

Fique com DEUS

Renata Soares disse...

Ilza linda! Dicas fundamentais pra gente!
Bom domingo a todas nós!
bjas!

Aprendendo com as TICs disse...

Agradeço a todos pela visita e elogios. Espero vocês aqui sempre.
Beijos...

Aprendendo com as TICs disse...

Gilmar...na postagem de hoje, está o seu pedido.
Abraços