sábado, 15 de janeiro de 2011

Carregue seu PC no bolso

Carregue seu PC no bolso


Fonte: Revista Windows Vista
Por: Qui, 08/10/2009 - 13:06 — emerson.rezende

Trabalhar em um PC estranho é frustrante, mas não é preciso abrir mão de seus programas e configurações – crie um PC portátil com um pen drive!



Por Christian Hall

Há momentos em que você precisa estar longe de seu PC de costume e, mesmo que tenha um laptop, nem sempre é possível andar ele. A solução para trabalhar alheio é um drive USB personalizado com todos os seus programas prediletos, já configuradinhos do jeito que você gosta. Um drive portátil também facilita a proteção de seus dados ao trabalhar em outro PC, já que você não deixará arquivos temporários no disco rígido de outrem – todo o trabalho será feito em seu próprio pen drive.

O melhor programa gratuito para tornar esse sonho realidade é o Portable Apps (http://portableapps.com), que oferece um ambiente seguro para trabalhar, incluindo seu próprio menu Iniciar. O programa em si ocupa apenas pouco mais de 1 MB de espaço, mas se você também quiser armazenar dados, é melhor comprar um pen drive com pelo menos 2 GB. Se você possuir um aparelho de MP3, pode montá-lo como disco rígido portátil e usá-lo também para programas, além de reprodução de música.

Magia virtual
Com o Portable Apps, você pode criar um conjunto personalizado de programas abrindo o menu Portable Apps (veja tutorial), e o programa pode ser rodado a partir da bandeja de sistema. O menu inclui links práticos para Meus Documentos, Música, Fotos e Vídeos. O Portable Apps também vem com seus próprios aplicativos, havendo dois conjuntos-padrão. O conjunto Light (que ocupa 100 MB de espaço) inclui o navegador Firefox e clientes de mensageiro instantâneo, Abiword e antivírus. O conjunto Standard, por sua vez, traz a versão completa do OpenOffice.org. Corra para http://portableapps.com/suite e baixe-as para seu disco rígido.

Alternativa gratuita

O Portable Apps pode ser utilizado com praticamente todos os pen drives, mas se você estiver em busca de um novo dispositivo flash, os aplicativos portáteis já podem vir incluídos, graças a uma tecnologia chamada U3. Os drives U3 têm uma base de lançamento para iniciar e instalar programas e podem ser ativados apenas com a inserção da chave USB no PC. Mas se você for a Meu Computador, também pode acessar o drive como se fosse um pen drive comum.


Superdica - Incialize com USB
Faça um kit de resgate de emergência com o Bart PE Builder. Baixe de http://tinyurl.com/9dgh7 e, ao rodar o software, você pode enxugar sua instalação do Windows, criando uma versão menor a ser usada quando um computador for incapaz de dar boot a partir de seu próprio drive.


Tutorial

1 INSTALE O PORTABLE APPS

Ao instalar o Portable Apps de http://portableapps.com/download, escolha Run, o que leva você ao SourceForge. Selecione novamente Run, inicie o instalador, clique em Próximo e confira se há um pen drive USB formatado em FAT32 inserido no PC.



2 RODE DA BANDEJA DO SISTEMA

Será preciso escolher um drive e, terminada a instalação, o Portable Apps roda na bandeja do sistema mas não haverá nada ali com o download básico. Mas ainda é possível abrir pastas e copiar dados, caso desejado.


3 ADICIONE PROGRAMAS

Para adicionar programas, vá ao site do Portable Apps. Novamente, você é dirigido ao SourceForge para continuar o download. Na instalação, também será preciso selecionar o drive flash em que o aplicativo será instalado – não tente salvá-los no disco rígido do PC.



4 INICIE E GERENCIE OS PROGRAMAS

Vá ao Portable Apps e o novo aplicativo estará pronto na área de seleção de softwares. Se você estiver com a versão daquele programa rodando em seu PC (como o Firefox), feche-a primeiro. Puxe mais aplicativos clicando em Options.



5 USE UMA MÁQUINA VIRTUAL PORTÁTIL

Máquinas virtuais são um ótimo meio de testar novos sistemas operacionais. A versão gratuita de teste do MojoPac, que dura 30 dias, pode ser baixada de www.mojopac.com. Diferentemente do Portable Apps ou do U3, este é um ambiente isolado, que não deixa escapar nada do que seja feito ali.



6 CRIE UM COFRE-FORTE PORTÁTIL

Você também pode criptografar seus dados quando estiver fora de casa. O meio mais fácil é usar o TrueCrypt (www.truecrypt.org/). Após a instalação, clique em Create Volume ➜ Select File. Navegue até seu drive, digite um nome para o recipiente e especifique o tamanho. Digite uma senha e escolha uma letra de drive.



Traduzido por Julia Vidile

Confira em: http://www.revistawindowsvista.com.br/node/2171

Um comentário:

Leonardo Oliveira disse...

Primeiramente, parabéns pelo blog. Trabalho com educação a distância e esse espaço vai ser de grande utilidade. Estou seguindo!