domingo, 7 de março de 2010

Saiba mais sobre o que é RSS e entenda como usar esse recurso

RSS
Saiba mais sobre o que é RSS e entenda como usar esse recurso.

RSS é uma ferramenta que permite que você receba automaticamente as atualizações das páginas da internet que você costuma acompanhar, sem que seja necessário acessá-las repetidas vezes. Comparando com a mídia impressa, é como se você fizesse uma assinatura das páginas escolhidas e passasse a receber em casa as novidades, sem ter que sair em busca delas.

Para utilizar essa tecnologia, é preciso que você tenha um leitor de RSS, que pode ser instalado no seu micro ou pode ser hospedado on-line. É necessário ainda que as páginas que você quer “assinar” disponibilizem um ou mais canais de RSS.

E como saber que uma determinada página oferece esse recurso? Sua existência costuma ser sinalizada por botões ou ícones de cor laranja com o símbolo ao lado, com as siglas “RSS”, “XML” ou “Atom”.

Há diversas opções de leitores de RSS disponíveis, como o FeedReader (um dos mais populares programas de RSS para Windows), o RSSOwl (que tem versões para Windows, Linux e Mac) e o Google Reader (que tem a vantagem de ser um leitor de RSS on-line, ou seja, você não precisa instalá-lo em seu computador e pode acessá-lo de qualquer máquina, com sua senha do Google).

Uma página pode oferecer um único canal de RSS, que concentra todas as suas atualizações, ou vários canais, que permite aos usuários escolher apenas as novidades das seções e conteúdos que mais lhe interessem.

A CH On-line oferece canais de RSS diferenciados para cada seção. Você pode receber apenas notícias, resenhas colunas, podcasts, vídeos ou posts de cada um de nossos blogues.

Temos ainda canais de RSS específicos para cada categoria (as palavras-chave que aparecem em azul-claro em cada texto). Se você clicar em uma determinada palavra-chave, terá a opção de assinar o canal de RSS daquela categoria. Os usuários inscritos serão notificados sempre que uma nova notícia for publicada cadastrada com aquela palavra-chave.

Oferecemos, por fim, canais de RSS de busca. A cada pesquisa que você fizer em nosso portal com uma determinada palavra ou expressão, você terá a opção de assinar o canal de RSS daquela pesquisa específica. Caso se inscreva nesse canal, você será notificado sempre que for publicado um novo conteúdo que se enquadre naquela busca.

Cada página da CH On-line oferece, na coluna da direita, links para canais de RSS associados a ela. Na lista abaixo você encontra uma relação de nossos principais canais RSS.

Para se inscrever em um deles, você deve clicar no link para o canal em questão e, em seguida, copiar o endereço que aparece na barra de endereços do seu navegador e colar no lugar indicado no seu leitor de RSS. Geralmente, os leitores de RSS têm opções parecidas com “Adicionar fonte de notícias” no menu superior. Abrindo essa opção, o programa pedirá uma URL – ou seja, um endereço de página na internet –, e é nesse campo que você deve colar o endereço copiado do canal escolhido.

Nenhum comentário: