Olá Amigos! Sugestões para a Capacitação do Curso Intel Educar 2010.
Plano de Ação Curso Intel Educar
Programa Intel Educar – Fundamentos Básicos para Iniciantes
Professor da Rede Pública Carga: 32 horas + 08 horas/ Conexão
CIEP 111
Mediadores: Ilza Nóbrega e Rita Souza
Turma: 1207
Horário: 08:30 às 12:00 horas
Período: 15/09/2010 a 01/12/2010
Dia da Semana: Quarta – feira
Turma: 1208
Horário: 12:00 às 16:00 horas
Período: 16/09/2010 a 02/12/2010
Dia da Semana: Quinta – feira
Professores Participantes: Professores da Rede do Estado RJ
Objetivo Geral
Proporcionar conhecimentos básicos das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, introduzindo as abordagens de Ensino e Aprendizado do século XXI.
Ensinar técnicas e habilidades necessárias para o uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem.
Apresentar um conjunto de ferramentas que possibilitem o desenvolvimento das práticas pedagógicas de ensino, centrado no aluno, desenvolvendo o pensamento crítico e a colaboração; possibilitando o uso eficaz das novas tecnologias da informação e comunicação.
Proporcionar aos professores as capacidades para integrar efetivamente a tecnologia no currículo existente para melhorar o aprendizado do educando.
Usar o computador de maneira mais efetiva; integrando a tecnologia em sala de aula, promovendo a resolução de problemas, o raciocínio crítico e as competências de colaboração.
Promover a utilização de Editor de texto, Apresentação multimídia, Planilha eletrônica e internet na produção de atividades didáticas.
O Programa Intel® Educar (http://www.intel.com/education/la/pt/) é uma iniciativa mundial para proporcionar aos professores as habilidades para integrar efetivamente a tecnologia no currículo existente para melhorar o aprendizado do estudante.
Desde 1999, O Programa Intel® Educar ajudou a mais de 4 milhões de educadores em mais de 40 países. A meta do Curso Fundamentos Básicos do Intel® Educar é ajudar os professores de sala de aula a desenvolver o aprendizado centrado no estudante através de integração de tecnologia e abordagens baseadas em projeto.
http://www.ev.org.br/parcerias/Intel/Paginas/Intel_conheca.aspx
O curso terá a carga horária de 40h presenciais, sendo 32h para o Intel Educar – Fundamentos Básicos e 8h para o Conexão Educação.
Estudo e atividades envolvendo utilização de recursos de informática, orientando o uso de aplicativos contidos no Sistema Operacional (Windows ou Linux).
Os cursistas serão avaliados em função de sua participação efetiva no curso, freqüência, realização das atividades práticas e apresentação de resultados cujo detalhamento será apresentado ao longo do curso.
Metodologia de Ensino:
Aulas expositivas – dialogadas com resolução de exercícios em sala de aula.
Aula teórico – práticas, apresentação de exemplos com resolução de
exercícios práticos.
Realização de trabalhos teóricos – práticos (individuais e em grupos).
Atividades presenciais:Atividades Presenciais
Discussão de conceitos referentes aos tópicos do Curso a serem apresentados;
Resolução de exercícios teóricos – práticos.
Atividades não presenciais:Atividades Atividades não presenciais
•Pesquisas;
•Resolução de exercícios teóricos – práticos para entregar.
Cronograma das atividades
Cursos Aula Descrição
Módulo 1 – Desenvolvendo Habilidades do Século XXI
•Mensagem de boas vindas;
• Vídeo: Ação e vida;
•Apresentação do Plano do Programa Intel Educar;
•Conceitos básicos Curso Intel Educar;
• Objetivos e expectativas do curso;
• Apresentação dos participantes;
• Dinâmica de Grupo; (Chapéu espelhado)
•Realização das atividades propostas no livro.
Ferramentas: Mesa redonda; Slides, Livro Intel, Dinâmica de Grupo, Atividades em grupo, computador, internet, data show, câmera digital...
Módulo 2 – Aprendendo os Fundamentos Básicos sobre Computadores e Internet
• Hardware e Software
•CPU, Memória e Periféricos;
•Tipos de Computador;•O que é Internet.
•História da Internet
•Provedor de Acesso.
•Tipos de Conexão
•Acesso Discado
•Acesso ADSL e Acesso 3G
•http://WWW (World Wide Web)
•Link ou Hiperlink.
•Hipertexto ou Hiperdocumento html
•Browser ou Navegador
•Navegar
•Tela Principal.
•Barra de Endereço
•Barra de Botões
•Executando o Internet Explorer
•Buscando informações na Internet
•Trabalhando com E-Mail.
•Correio Eletrônico ou E-mail
•Exercícios
INTERNET
EXPLORER
•Criando uma conta de e-mail na Internet.
•Enviando e Recebendo E-mails.
•A evolução da Informática;
• Atividades em grupo;
• Apresentação dos trabalhos;
• Vídeo: Refletindo sobre mudanças.
Ferramentas: Vídeo sobre Hardware e Software ( O computador por dentro), Slides de apresentação hardware e software, Dinâmica da Cooperação, ...
Módulo 3 – Desenvolvendo o pensamento crítico e colaboração
• Dinâmica de grupo
• Realização das atividades 1, 2 e 3.
• Resumo do módulo
• Atividade para casa
Ferramentas: Dinâmica, Slides, Trabalho em grupo e apresentações; Internet, Br.Office.org
Módulo 4 – Descobrindo o Processador de Texto
• Menu Exibir;
•.Modos de Exibição;
•Barra de ferramentas e endereço;
•Operações básicas;
•Copiando um arquivo;
•Movendo um arquivo;
•Renomeando arquivos;
•Excluindo arquivos;
•Menu documentos;
•Painel de Controle;
•Data / Hora;
•Vídeo;
•Exercícios;
Ferramentas: Formação de grupos nas atividades eletivas; Slides com passo a passo; Br.Office.org; Utilização do Data show nas apresentações.
Módulo 5 – Utilizando o Processador de Texto
• Menu Exibir;
•.Modos de Exibição;
•Barra de ferramentas e endereço;
•Operações básicas;
•Copiando um arquivo;
•Movendo um arquivo;
•Renomeando arquivos;
•Excluindo arquivos;
•Menu documentos;
•Painel de Controle;
•Data / Hora;
•Vídeo;
•Exercícios;
•Fundamentos do Word;
•Criando um documento;
•Salvando texto;
•Movimentação em um documento;
•Saltar para uma determinada
página;
•Localizar e substituir texto;
•Correção ortográfica;
•Impressão do documento;
•Saindo do word;
•Abrindo um arquivo;
•Trabalhando com texto selecionado
•Formatando texto;
•Desfazer e refazer operações;
•Exercícios;
•Movendo blocos de texto;
•Parágrafos e Recuos
•Alinhamento dos parágrafos;
•Alinhamento e recuos através do menu;
•Recuos através da régua;
•Exercícios;
•Recuos automáticos;
•Marcadores e Numeração de Parágrafo;
•Configuração de página e margem;
•Cabeçalhos e rodapé;
•Pré – visualização e impressão de páginas;
•Controle de zoom;
•Criando colunas;
•Ferramenta desenho;
• Outros recursos;
• Realização de avaliação individual e atividades obrigatórias.
Ferramentas: Formação de grupos nas atividades eletivas; Slides com passo a passo; Br.Office.org; Utilização do Data show nas apresentações.
Módulo 6 – Descobrindo a Multimídia
• Apresentação impress/Power point
•Personalizando uma apresentação;
•Abrindo uma apresentação existente;
•Editando a apresentação;
•Modificando o texto;
•Movendo e copiando o texto;
•Duplicando o texto;
•Excluindo texto e área de texto;
•Redimensionando a área de texto;
•Usando o esquema de cores;
•Navegando pela apresentação
•Exercícios
•Trabalhando com os visualizadores;
•Trabalhando com texto em uma estrutura de tópicos;
•Trabalhando com a classificação de slides;
•Criando anotações do apresentador;
•O Modo de Apresentação de Slides;
•Utilizando outras opções do menu de atalho
• Realização de avaliação individual e atividades obrigatórias.
Ferramentas: Formação de grupos nas atividades eletivas; Slides com passo a passo; Br.Office.org; Utilização do Data show nas apresentações.
Módulo 7– Utilizando Aplicativos Multimídia
• Seguindo as atividades propostas no livro de atividades Intel;
• Atividade individual;
• Atividade em grupo;
• Apresentações de slides em data show
Ferramentas: Formação de grupos nas atividades eletivas; Slides com passo a passo; Br.Office.org; Utilização do Data show nas apresentações.
Módulo 8 – Descobrindo as Planilhas
• Realizando as atividades propostas em grupos;
• Apresentação das Atividades;
• Realizando as atividades eletivas e obrigatórias;
• Montagem em dupla das Planilhas de registro de notas e apresentá-las;
Ferramentas: Formação de grupos nas atividades eletivas; Slides com passo a passo; Br.Office.org; Utilização do Data show nas apresentações.
Módulo 9 – Utilizando as Planilhas
• Realizando as atividades propostas em grupos;
• Apresentação das Atividades;
• Realizando as atividades eletivas e obrigatórias;
• Montagem em dupla das Planilhas de registro de notas e apresentá-las;
Ferramentas: Formação de grupos nas atividades eletivas; Slides com passo a passo; Br.Office.org; Utilização do Data show nas apresentações.
Módulo 10 – Desenvolvendo Abordagens do Século XXI
• Leitura e reflexão sobre o módulo;
• Realizando em grupos as atividades eletivas;
• Realizando individualmente as atividades obrigatórias;
Ferramentas: Formação de grupos nas atividades eletivas; Slides com passo a passo; Br.Office.org; Utilização do Data show nas apresentações.
Módulo 11 – Planejando e Executando Seu Plano de Ação
• Leitura e reflexão sobre o módulo;
• Realizando em grupos as atividades eletivas;
• Realizando individualmente as atividades obrigatórias;
Ferramentas: Formação de grupos nas atividades eletivas; Slides com passo a passo; Br.Office.org; Utilização do Data show nas apresentações.
Módulo 12 – Revisando e Compartilhando Seu Plano de Ação
• Elaboração e apresentação do Plano de Ação;
Ferramentas: Dinâmica:
• Quem é você?
• PPS da flor e o repolho.
• Conclusões finais
• Avaliação sobre o curso.
Avaliação
Instrumentos de Avaliação:
Instrumentos de Avaliação
•Participação nas aulas, resolução e entrega de exercícios em aula e tarefas a serem realizadas em casa.
•Trabalho prático individual ou em grupo
•Avaliação Individual
Recursos de Apoio
Recursos de Apoio
Laboratório de Informática:
•dez computadores;
•uma impressora;
•mesas;
•cadeiras;
•ar condicionado;
• Data show
• Câmera Fotográfica
• Internet
• Pacote BR.Office
• Dinâmicas
•espaço físico.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
terça-feira, 7 de setembro de 2010
BULLYNG NAS ESCOLAS
Bullyng é uma discriminação, feita por alguns cidadãos contra uma única pessoa. Mas não é uma coisa simples, que se pode vencer de um dia para o outro. Bullyng é um mal que se carrega durante um período da vida muitíssimo grande. Quando alguém diz que seu cabelo está estranho, você provavelmente vai correndo para o espelho mais próximo para se arrumar. Agora imagina duas, três, dez pessoas, todo o dia, falando mal do seu cabelo, de coisas que você não tem culpa por ter ou muitas vezes por não ter. Sim, isso seria completamente insuportável, quer dizer, sua alto estima fica lá embaixo, e os malvados causadores do bullyng seriam os heróis. O que você faria? Se mataria? Sim, existem crianças que se suicidam, mas não com a idéia de que a vida delas é uma droga, e, sim, de que eu vou morrer porque sou feia e tudo que eles dizem é verdade.
Apelidos como "rolha de poço", "baleia", "quatro olhos", vara pau entre outros e atitudes como chutes, empurrões e puxões de cabelo. Alunos "esforçados" que geralmente sofrem represalias por parte de seus colegas em geral não por caracteriticas fisicas mas também intelectuais são comportamentos típicos de alunos em sala de aula. Brincadeiras próprias da idade? Não. São atos agressivos, intencionais e repetitivos, que ocorrem sem motivação evidente e que caracterizam o chamado fenômeno bullying.
Sem equivalente na língua portuguesa, bullying é um termo inglês utilizado para designar a prática desses atos agressivos. As conseqüências são o isolamento, a queda do rendimento escolar, baixa auto-estima, depressão e pensamentos negativos de vingança.
Estudos mundiais revelam que, de 5% a 35% dos alunos estão envolvidos nesse tipo de comportamento. No Brasil, alguns estudos demonstraram que esses índices chegam a 49%.
Com os avanços da tecnologia, esse constrangimento saiu das escolas onde era um lugar comum dessa prática e partiu para internet e ganhou força. A nova prática recebeu o nome de “Cyberbulling” e se infiltrou em correios eletrônicos, blogs, Orkut, Msn, etc. O agressor nesse caso, muitas vezes escondido atrás de um apelido, dissemina sua raiva e felicidade enviando mensagens ofensivas a outras pessoas. Em muitos casos, ele exibe fotos comprometedoras, altera o perfil das vítimas e incita terceiros a reforçar o ataque. O único propósito é a humilhação da vítima e isolamento daquele que é considerado mais fraco ou diferente.
Assista a Palestra do Prof. Gabriel Chalita sobre o tema:
http://www.youtube.com/watch?v=CHtV-I6alic
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=CHtV-I6alic
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Links Educacionais
Portal do ProfessorPortal de conteúdo para os professores brasileiros.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html%20Este%20link%20abre%20uma%20nova%20janela
Banco Internacional de objetos educacionaisRepositório que compartilha recursos educacaionais em diversas mídias e idiomas. Esses recursos são de acesso público e livre.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/%20Este%20link%20abre%20uma%20nova%20janela
TV EscolaA TV Escola é um canal de televisão brasileiro que tem como objetivo promover a capacitação a atualização permanente dos professores do Brasil
http://tvescola.mec.gov.br/%20Este%20link%20abre%20uma%20nova%20janela
Domínio PúblicoO Portal Domínio Público é uma biblioteca digital da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação do Brasil. O acervo é constituído por obras de domínio público ou devidamente cedidas pelos titulares dos direitos autorais.
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp%20Este%20link%20abre%20uma%20nova%20janela
Plataforma FreireA Plataforma Freire, criada pelo Ministério da Educação, é a porta de entrada dos professores da educação básica pública, no exercício do magistério, nas instituições públicas de ensino superior.
http://freire.mec.gov.br/index/principal
Assinar:
Postagens (Atom)