quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Capacitação do Curso Intel Educar

Olá Amigos!  Sugestões para a Capacitação do Curso Intel Educar 2010.


Plano de Ação Curso Intel Educar

Programa Intel Educar – Fundamentos Básicos para Iniciantes

Professor da Rede Pública Carga: 32 horas + 08 horas/ Conexão

CIEP 111

Mediadores: Ilza Nóbrega e Rita Souza

Turma: 1207

Horário: 08:30 às 12:00 horas

Período: 15/09/2010 a 01/12/2010

Dia da Semana: Quarta – feira

Turma: 1208

Horário: 12:00 às 16:00 horas

Período: 16/09/2010 a 02/12/2010

Dia da Semana: Quinta – feira

Professores Participantes: Professores da Rede do Estado RJ

Objetivo Geral

Proporcionar conhecimentos básicos das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, introduzindo as abordagens de Ensino e Aprendizado do século XXI.
 Ensinar técnicas e habilidades necessárias para o uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem.

 Apresentar um conjunto de ferramentas que possibilitem o desenvolvimento das práticas pedagógicas de ensino, centrado no aluno, desenvolvendo o pensamento crítico e a colaboração; possibilitando o uso eficaz das novas tecnologias da informação e comunicação.

 Proporcionar aos professores as capacidades para integrar efetivamente a tecnologia no currículo existente para melhorar o aprendizado do educando.

 Usar o computador de maneira mais efetiva; integrando a tecnologia em sala de aula, promovendo a resolução de problemas, o raciocínio crítico e as competências de colaboração.

 Promover a utilização de Editor de texto, Apresentação multimídia, Planilha eletrônica e internet na produção de atividades didáticas.

O Programa Intel® Educar (http://www.intel.com/education/la/pt/) é uma iniciativa mundial para proporcionar aos professores as habilidades para integrar efetivamente a tecnologia no currículo existente para melhorar o aprendizado do estudante.

Desde 1999, O Programa Intel® Educar ajudou a mais de 4 milhões de educadores em mais de 40 países. A meta do Curso Fundamentos Básicos do Intel® Educar é ajudar os professores de sala de aula a desenvolver o aprendizado centrado no estudante através de integração de tecnologia e abordagens baseadas em projeto.

http://www.ev.org.br/parcerias/Intel/Paginas/Intel_conheca.aspx

O curso terá a carga horária de 40h presenciais, sendo 32h para o Intel Educar – Fundamentos Básicos e 8h para o Conexão Educação.

Estudo e atividades envolvendo utilização de recursos de informática, orientando o uso de aplicativos contidos no Sistema Operacional (Windows ou Linux).

Os cursistas serão avaliados em função de sua participação efetiva no curso, freqüência, realização das atividades práticas e apresentação de resultados cujo detalhamento será apresentado ao longo do curso.

Metodologia de Ensino:

Aulas expositivas – dialogadas com resolução de exercícios em sala de aula.

Aula teórico – práticas, apresentação de exemplos com resolução de

exercícios práticos.

Realização de trabalhos teóricos – práticos (individuais e em grupos).

Atividades presenciais:Atividades Presenciais

Discussão de conceitos referentes aos tópicos do Curso a serem apresentados;

Resolução de exercícios teóricos – práticos.

Atividades não presenciais:Atividades Atividades não presenciais

•Pesquisas;

•Resolução de exercícios teóricos – práticos para entregar.

Cronograma das atividades

Cursos Aula Descrição



Módulo 1 – Desenvolvendo Habilidades do Século XXI

•Mensagem de boas vindas;

• Vídeo: Ação e vida;

•Apresentação do Plano do Programa Intel Educar;

•Conceitos básicos Curso Intel Educar;

• Objetivos e expectativas do curso;

• Apresentação dos participantes;

• Dinâmica de Grupo; (Chapéu espelhado)

•Realização das atividades propostas no livro.

 Ferramentas: Mesa redonda; Slides, Livro Intel, Dinâmica de Grupo, Atividades em grupo, computador, internet, data show, câmera digital...

Módulo 2 – Aprendendo os Fundamentos Básicos sobre Computadores e Internet

• Hardware e Software

•CPU, Memória e Periféricos;

•Tipos de Computador;•O que é Internet.

•História da Internet

•Provedor de Acesso.

•Tipos de Conexão

•Acesso Discado

•Acesso ADSL e Acesso 3G

•http://WWW (World Wide Web)

•Link ou Hiperlink.

•Hipertexto ou Hiperdocumento html

•Browser ou Navegador

•Navegar

•Tela Principal.

•Barra de Endereço

•Barra de Botões

•Executando o Internet Explorer

•Buscando informações na Internet

•Trabalhando com E-Mail.

•Correio Eletrônico ou E-mail

•Exercícios

INTERNET

EXPLORER

•Criando uma conta de e-mail na Internet.

•Enviando e Recebendo E-mails.

•A evolução da Informática;

• Atividades em grupo;

• Apresentação dos trabalhos;

• Vídeo: Refletindo sobre mudanças.

 Ferramentas: Vídeo sobre Hardware e Software ( O computador por dentro), Slides de apresentação hardware e software, Dinâmica da Cooperação, ...



Módulo 3 – Desenvolvendo o pensamento crítico e colaboração



• Dinâmica de grupo

• Realização das atividades 1, 2 e 3.

• Resumo do módulo

• Atividade para casa

 Ferramentas: Dinâmica, Slides, Trabalho em grupo e apresentações; Internet, Br.Office.org


Módulo 4 – Descobrindo o Processador de Texto

• Menu Exibir;

•.Modos de Exibição;

•Barra de ferramentas e endereço;

•Operações básicas;

•Copiando um arquivo;

•Movendo um arquivo;

•Renomeando arquivos;

•Excluindo arquivos;

•Menu documentos;

•Painel de Controle;

•Data / Hora;

•Vídeo;

•Exercícios;

 Ferramentas: Formação de grupos nas atividades eletivas; Slides com passo a passo; Br.Office.org; Utilização do Data show nas apresentações.



Módulo 5 – Utilizando o Processador de Texto

• Menu Exibir;

•.Modos de Exibição;

•Barra de ferramentas e endereço;

•Operações básicas;

•Copiando um arquivo;

•Movendo um arquivo;

•Renomeando arquivos;

•Excluindo arquivos;

•Menu documentos;

•Painel de Controle;

•Data / Hora;

•Vídeo;

•Exercícios;

•Fundamentos do Word;

•Criando um documento;

•Salvando texto;

•Movimentação em um documento;

•Saltar para uma determinada

página;

•Localizar e substituir texto;

•Correção ortográfica;

•Impressão do documento;

•Saindo do word;

•Abrindo um arquivo;

•Trabalhando com texto selecionado

•Formatando texto;

•Desfazer e refazer operações;

•Exercícios;

•Movendo blocos de texto;

•Parágrafos e Recuos

•Alinhamento dos parágrafos;

•Alinhamento e recuos através do menu;

•Recuos através da régua;

•Exercícios;

•Recuos automáticos;

•Marcadores e Numeração de Parágrafo;

•Configuração de página e margem;

•Cabeçalhos e rodapé;

•Pré – visualização e impressão de páginas;

•Controle de zoom;

•Criando colunas;

•Ferramenta desenho;

• Outros recursos;

• Realização de avaliação individual e atividades obrigatórias.

 Ferramentas: Formação de grupos nas atividades eletivas; Slides com passo a passo; Br.Office.org; Utilização do Data show nas apresentações.

Módulo 6 – Descobrindo a Multimídia

• Apresentação impress/Power point

•Personalizando uma apresentação;

•Abrindo uma apresentação existente;

•Editando a apresentação;

•Modificando o texto;

•Movendo e copiando o texto;

•Duplicando o texto;

•Excluindo texto e área de texto;

•Redimensionando a área de texto;

•Usando o esquema de cores;

•Navegando pela apresentação

•Exercícios

•Trabalhando com os visualizadores;

•Trabalhando com texto em uma estrutura de tópicos;

•Trabalhando com a classificação de slides;

•Criando anotações do apresentador;

•O Modo de Apresentação de Slides;

•Utilizando outras opções do menu de atalho

• Realização de avaliação individual e atividades obrigatórias.

 Ferramentas: Formação de grupos nas atividades eletivas; Slides com passo a passo; Br.Office.org; Utilização do Data show nas apresentações.

Módulo 7– Utilizando Aplicativos Multimídia

• Seguindo as atividades propostas no livro de atividades Intel;

• Atividade individual;

• Atividade em grupo;

• Apresentações de slides em data show

 Ferramentas: Formação de grupos nas atividades eletivas; Slides com passo a passo; Br.Office.org; Utilização do Data show nas apresentações.
Módulo 8 – Descobrindo as Planilhas

• Realizando as atividades propostas em grupos;

• Apresentação das Atividades;

• Realizando as atividades eletivas e obrigatórias;

• Montagem em dupla das Planilhas de registro de notas e apresentá-las;

 Ferramentas: Formação de grupos nas atividades eletivas; Slides com passo a passo; Br.Office.org; Utilização do Data show nas apresentações.

Módulo 9 – Utilizando as Planilhas

• Realizando as atividades propostas em grupos;

• Apresentação das Atividades;

• Realizando as atividades eletivas e obrigatórias;

• Montagem em dupla das Planilhas de registro de notas e apresentá-las;

 Ferramentas: Formação de grupos nas atividades eletivas; Slides com passo a passo; Br.Office.org; Utilização do Data show nas apresentações.

Módulo 10 – Desenvolvendo Abordagens do Século XXI

• Leitura e reflexão sobre o módulo;

• Realizando em grupos as atividades eletivas;

• Realizando individualmente as atividades obrigatórias;

 Ferramentas: Formação de grupos nas atividades eletivas; Slides com passo a passo; Br.Office.org; Utilização do Data show nas apresentações.

Módulo 11 – Planejando e Executando Seu Plano de Ação

• Leitura e reflexão sobre o módulo;

• Realizando em grupos as atividades eletivas;

• Realizando individualmente as atividades obrigatórias;

 Ferramentas: Formação de grupos nas atividades eletivas; Slides com passo a passo; Br.Office.org; Utilização do Data show nas apresentações.

Módulo 12 – Revisando e Compartilhando Seu Plano de Ação

• Elaboração e apresentação do Plano de Ação;

 Ferramentas: Dinâmica:

• Quem é você?

• PPS da flor e o repolho.

• Conclusões finais

• Avaliação sobre o curso.

Avaliação

Instrumentos de Avaliação:

Instrumentos de Avaliação

•Participação nas aulas, resolução e entrega de exercícios em aula e tarefas a serem realizadas em casa.



•Trabalho prático individual ou em grupo



•Avaliação Individual

Recursos de Apoio

Recursos de Apoio

Laboratório de Informática:

•dez computadores;

•uma impressora;

•mesas;

•cadeiras;

•ar condicionado;

• Data show

• Câmera Fotográfica

• Internet

• Pacote BR.Office

• Dinâmicas

•espaço físico.

Nenhum comentário: