sexta-feira, 5 de junho de 2009

Por que usar Linux?

Por que utilizar o Linux?

Simples, é um sistema operacional:
*mais rápido que qualquer outro disponível no mercado;
*gratuito;
*diversos aplicativos gratuitos;
*suporte técnico muito eficiente;
*seguro;
*suporte a rede nativo;
*ambiente gráfico avançado;
Só utilizando, ou medindo, que você verá, mas o Linux foi um sistema projetado de tal forma que optou por quesitos como qualidade técnica e performace em relação a outras características. Sem colcha de retalhos em cima do seu núcleo - quando se descobre um erro em sistemas mal projetados, tem-se dois grandes problemas: o primeiro, é claro, consertar este problema; o segundo, os efeitos colaterais que este erro trouxe para o sistema como um todo. Ele tem uma arquitetura que merece ser estudada mais a fundo.
E por ser totalmente gratuito parece algo estranho mais não é. Este modelo não se tornou ineficiente por uma nova forma de se lidar com o desenvolvimento de software, juntando esforços, fazendo da comunidade parte integrante e imprescindível para sua realização. Apesar da democracia no processo de desenvolvimento, cada área existe um elemento aglutinador, responsável por coordenar e garantir que os esforços estão indo para o caminho desejado pela maioria. As decisões são técnicas. Por exemplo, na área do Kernel, núcleo do sistema, quem coloca a mão é o Linus, que analisa e oficializa cada alteração proposta.

Juridicamente falando aos mais desconfiados, o Linux está sob uma licença de uso chamada GPL Por exemplo, na área do Kernel, núcleo do sistema, quem coloca a mão é o Linus, que analisa e oficializa cada alteração proposta. Tal licença permite que qualquer um possa usar indeterminadamente os programas que estão sobre ela com o compromisso apenas de não pegar um dos programas e torná-los fechados e comercializados.

Veja bem, você pode pegar qualquer parte do Linux, modificá-lo e comercializá-lo, a única coisa que não pode fazer é fechá-lo. A mesma chance que você tem em ver o fonte e fazer o que desejar, deve preservar para o próximo.

De forma prática, para um usuário doméstico, o fato de ser livre significa que ele não precisa se preocupar com a pirataria. Tudo que ele faz é legal: pode usar, distribuir, copiar , modificar, fazer o que quizer que ele estará dentro dos limites da lei. Para uma empresa, não preciso nem falar . Existem hoje em dia diversos aplicativos gratuitos sendo criados e já operacionais para Linux. Praticamente todas as tarefas imagináveis já tem software para Linux, totalmente gratuito .

Existem suítes de aplicativos similares ou superiores de outras plataformas, com planilhas eletrônicas, editor de textos, gerador de html, agenda eletrônica e outras coisas (podemos citar staroffice, word perfect, koffice). Para fazer desenhos e modificar imagens também existe diversos aplicativos utilizados pelos maiores webmasters/designers do mundo (porque? o sistema é mais robusto e menos frágil as vontades da máquina. Podemos falar assim para ficar elegante? Citando alguns, GIMP, Blender, etc.). Para navegar na Web existem vários browsers disponíveis com muitos de seus plugins (citando netscape, opera, lynx). Para se baixar programas por ftp, também. Ouvir música, mp3, cds, edição destas. Bater papo? ICQ, XChat e tudo com o código fonte testado e aprovado por milhares de pessoas.

Ambiente gráfico é algo que o Linux tem de sobra. Existe um mito (do concorrente?) falando que o Linux é uma tela preta com um cursor piscando. E só. é realmente um mito e quero esclarecer que esta tela existe, sim, porém quem desejar pode fazer uso dela, e só essas pessoas. Se você quer continuar sua vida normalmente usando belas janelas, botões, menus, cores e coisas assim, você pode e deve . Existem milhões de pessoas por aí usando, porque você não poderia? Em breve, apresentaremos artigos com a finalidade de acabar com estes mitos. Espere e verá!


Por enquanto é só pessoal... até a próxima !

Um comentário:

ilvone disse...

Adorei