quinta-feira, 4 de junho de 2009

A tecnologia deve está a serviço das metas educacionais e não a serviço da criação de novas necessidades artificiais.

Como disse David A. Dockterman (Great Teaching in the One Computer Classroom (Cambridge, Massachusetts: Tom Snyder Productions, 1991).

“A escola ideal é uma escola onde a aprendizagem ocorre com e não a partir do computador”. O uso do computador não irá tornar o trabalho do professor mais difícil, e sim oferecerá flexibilidade pedagógica. Veja abaixo, alguns dos objetivos da implantação da Informática

Educacional na grade curricular dos alunos:

-Criar no aluno o desejo de pesquisar, levando-o a desenvolver a capacidade de observação, reflexão e de experimentação;
-Estimular a criatividade da criança;
-Incentivar a exploração e a manipulação dos mais diferentes objetos e materiais tecnológicos (periféricos e softwares);
-Desenvolver a capacidade de estudar sozinho e a confiança em si mesmo;
-Descobrir e desenvolver o lado artístico que cada criança possui no seu interior;
-Melhores recursos audiovisuais;
-Maior agilidade na apresentação de informações;
-Entretenimento, somado ao lúdico motivacional;
-Acesso as informações novas e atualizadas.

E principalmente tornar a absorção de conteúdos, das mais diferentes disciplinas, em algo diferente do convencional, e transformar isso, em um processo prazeroso;

A aplicação da informática na educação é um processo altamente personalizado, em que o programa de computador funciona como elemento potencializador na interação entre professor & aluno. Mas, esta potencialização, só será alcançada se a Escola tiver profissionais capacitados, treinados e preparados para lidar com esta nova forma de educar, facilitando ao corpo docente a utilização deste novo recurso.

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