quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Você já ouviu falar de WebQuest?

WebQuest

Uma WebQuest é uma metodologia de trabalho pesquisa orientada na internet, em que todos os recursos devem estar disponíveis na internet.Estrutura-se em cinco partes:

- Introdução, onde se deve motivar o aluno para realizar a tarefa que se propõe.

- Tarefa, onde se indica o trabalho que o aluno deverá realizar.

- Processo, onde se apresenta as várias etapas de desenvolvimento do trabalho e se indica as páginas web que devem ser consultadas.

- Avaliação, onde são explicitados os critérios de avaliação

- Conclusão, onde se valida a importância do trabalho desenvolvido e se motiva o aluno para novas pesquisas.

A WebQuest apresenta-se como uma forma diferente de orientar e organizar os trabalhos de pesquisa dos alunos na web. Se os deixamos navegar à vontade na grande rede é provável que eles se percam por ruas e vielas, que não entrem no local que desejávamos e que não cheguem ao destino que pretendíamos. Já tinha o hábito de indicar os sites que os alunos deveriam visitar para realizar determinada tarefa, construindo aquilo que designava como «roteiro internauta». Contudo esta forma de trabalhar veio, definitivamente, alterar a minha forma de trabalho. Quando aplicamos uma WebQuest pela primeira vez numa turma, convém explicar a função de cada uma das partes. Os alunos tendem a não ler tudo e nós também temos de os fazer perceber que todas as informações e indicações que lá colocamos são importantes.
    

Fonte: http://webs.ie.uminho.pt/aac/webquest/

Nenhum comentário: