sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Feliz Dia do Mestre!!!!!




Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,


Dai-me esta graça que vem do amor.

Mas, antes do ensinar, Senhor,

Dai-me o dom de aprender.

Aprender a ensinar

Aprender o amor de ensinar.

Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.

De aprender sempre.

Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.

Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe

Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.

Que meus conhecimentos não produzam orgulho,

Mas cresçam e se abasteçam da humildade.

Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,

Mas animem as faces de quem procura a luz.

Que a minha voz nunca assuste,

Mas seja a pregação da esperança.

Que eu aprenda que quem não me entende

Precisa ainda mais de mim,

E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.

Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,

Para que eu possa trazer o novo, a esperança,

E não ser um perpetuador das desilusões.

Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender

Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.



Antonio Pedro Schlindwein



Oração do professor

Fonte: Mensagens e Poemas

Um comentário:

Gilmar disse...

Uma oração que eu não conhecia, Ilza. E, claro, com as reflexões necessárias ao aprender-ensinar e ensinar-aprender.

Eu sempre clamei por sabedoria e discernimento, posto que, se não viver em mim a permanente e humilde vontade de aprender, então jamais o ensinar será permitido. Nisso reside minha crença de educador.

Um grande abraço e, mesmo atrasado, parabéns a você! Esse amor, do qual fala, o seu blog já deu conta de revelar, pois você disponibiliza a quantos queiram se aproximar, de saberes úteis e necessários, sem que para isso concorra qualquer preço ou moeda. Isso é educar. Isso é ser educadora, em essência.

Meu carinho a você!