quarta-feira, 3 de junho de 2009

O papel do educador na introdução da informática na escola

A informática na educação é uma realidade nas escolas, porém, é necessário que as mesmas estejam preparadas para enfrentar essa nova realidade, ou seja, é preciso preparar educandos conscientes de que precisam ter capacidade de aprender a utilizar essa tecnologia de forma a favorecer a articulação das informações entre as disciplinas.
Para se estar preparando esses alunos, o professor deverá estar apto para tal função, ou seja, precisa ser capacitado. A integração do computador ao processo educacional depende da atuação do professor, que nada fará se atuar isoladamente...”
Não adianta a aquisição de excelentes equipamentos tecnológicos, se os professores não forem preparados para utilizar esses equipamentos. Quando o professor assume o papel de mediador dessa nova tecnologia, ele deverá se empenhar em busca de um processo de formação continuada.
É importante que as salas de aula estejam preparadas para atender a demanda que a atual sociedade exige. Não adianta adquirir equipamentos de alta tecnologia se o espaço não for apropriado e se o professor não estiver preparado para proporcionar aos alunos a mediação entre esse mundo informatizado.
A educação deve estar embasada na informação, no conhecimento e no aprendizado e a informática é mais uma ferramenta que favorece o caminho do saber, representando um importante papel no cenário da educação, porém, não deve ter uma finalidade em si mesma, e sim ser uma ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Cabe ressaltar que a informática propicia aos alunos conhecerem o mundo tecnólogico e avançado da sociedade em que se vive atualmente.
A informática não pode ser vista apenas pelo lado da tecnologia, pois se a mesma não for trabalhada no conjunto, o objetivo maior que é a aquisição do aprendizado através da mediação homem X máquina deixará de ter sentido e não serão alcançados êxitos.
No mundo globalizado em que a escola está inserida, é de extrema importância que se tente substituir as idéias pedagógicas que não deram certo, ou seja, que se permita que as idéias tecnológicas façam parte do Projeto Político Pedagógico da escola.
Conclui-se que os avanços tecnológicos têm contribuído de forma qualitativa para o aprendizado auxiliado pelo computador e ainda tem favorecido a preparação dos alunos. Porém, para que haja a preparação dos alunos para o futuro, faz-se necessário a priorização da formação dos professores para que saibam garantir a utilização adequada dos computadores. Aqui no RJ o Governo Estadual, vem investindo nos professores, capacitando-os e oferecendo ferramentas inovadoras para que o professor desenvolva melhor seus objetivos.
As Escolas da rede Estadual de Ensino possuem Orientadores Tecnológicos,que não são apenas um facilitador, mas o coordenador do processo, ele deve perceber que o momento de mudar de etapas e de propiciar recurso necessários para impulsionar as engrenagens do processo, como por exemplo: a formação de professores e recursos necessários, como softwares.
O O.T dever estar atento e envolvido com o planejamento curricular de todas as disciplinas, para poder sugerir atividades pedagógicas, envolvendo a Informática. Entretanto, sem apoio da coordenação , dos professores ou da direção, não terá forças para executar os projetos sugeridos.
Em resumo, o orientador de Informática deve:
 ter uma visão abrangente dos conteúdos disciplinares e estar atento aos projetos pedagógicos das diversas áreas, verificando sua contribuição;
 conhecer o projeto pedagógico da escola;
 ter uma experiência de sala de aula e conhecimento de várias abordagens de aprendizagem;
 ter a visão geral do processo e estar receptível para as devidas interferências nele;
 perceber as dificuldades e o potencial do professores, para poder instigá-los e ajudá-los;
 mostrar para o professor que o Laboratório de Informática deve ser extensão de sua sala de aula e esta deve ser dada por ele e não por uma terceira pessoa;
 pesquisar e analisar os softwares educativos;
 ter uma visão técnica, conhecer os equipamentos e se manter informado sobre as novas atualizações
 estar constantemente receptível a situações sociais que possam ocorrer .

Um comentário:

Catia disse...

Sucesso!!! vc merece.
Sempre admirei seu trab.