sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Assunto sazonal, mas muito importante.

Olá! Hoje vou falar um pouco dos cuidados que devemos ter nas compras realizadas pela internet.
Comprar sem sair de casa pode ser uma opção interessante, não só por evitar aquela correria com direito a trânsito congestionado, estacionamento difícil, chuva e o tradicional caos que se instala nas grandes cidades nesta época, mas também por proporcionar economia de tempo e dinheiro.
Ainda assim, vale lembrar que nem tudo são flores no jardim da Internet. Embora seja possível trocar um produto que não serviu, ou do qual você não gostou, a experiência demonstra que quando a coisa não "emplaca" de primeira, é dor de cabeça na certa. Isso sem falar do problema da insegurança virtual. Na hora de fazer compras em lojas "reais" ou virtuais, não custa atentar para algumas recomendações da Febraban:

1. Nunca deixe seu cartão de crédito sem assinatura nem empreste-o a quem quer que seja. Tampouco permita que estranhos o examinem sob qualquer pretexto (pode ocorrer a troca do cartão sem que você perceba). E se não conseguir memorizar sua senha e precisar anotá-la, nunca guarde essa anotação junto com o seu cartão.

2. Solicite sempre a via do comprovante da operação e, antes de assiná-lo, confira o valor declarado da compra. Preste atenção na hora de digitar sua senha: confira se o campo no qual você a está digitando é realmente destinado à senha.

3. Evite que seu cartão seja levado para longe do seu campo de visão e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da senha. Se estiver efetuando o pagamento em locais com máquinas manuais e a loja alegar que o comprovante não ficou bem decalcado, exija que tanto ele quanto a respectiva cópia carbono sejam rasgados e inutilizados. Ao receber de volta o cartão, confira se é efetivamente o seu.

4. Atenção para esbarrões ou encontros "acidentais": se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Se não for, comunique o fato imediatamente ao banco. Caso seu cartão seja roubado, perdido ou extraviado, entre em contato com a Central de Atendimento, peça o cancelamento e faça um boletim de ocorrência.

5. Em caso de retenção do cartão no caixa automático, aperte as teclas "ANULA" ou "CANCELA" e comunique-se imediatamente com o banco. Tente utilizar o telefone da cabine para comunicar o fato. Se ele não estiver funcionando, pode ser tentativa de golpe. Nesse caso, nunca aceite ajuda de desconhecidos, mesmo que digam trabalhar no banco, nem - muito menos - use celular emprestado ou digite sua senha em telefones celulares de terceiros.

6. Ao sair, leve cartões e talões de cheques de forma segura, sem deixá-los a mostra. Em viagem, não deixe bolsa ou carteira em locais de trânsito de pessoas.

7. Se for efetuar compras com seu cartão pela Internet, procure, antes, saber se o site é confiável e se tem sistema de segurança para garantia das transações. Atenção para e-mails de origem desconhecida, que aguçam a sua curiosidade ou que contenham mensagens como "Você está sendo traído"; "Seu nome está na lista de devedores do Serasa (ou do SPC)"; "Confira: fotos picantes". Esses e-mails costumam ser a porta de entrada para programas espiões que roubam as senhas do usuário e dão origem às fraudes. Na dúvida, delete o e-mail antes mesmo de abri-lo.

8. Mantenha seu sistema operacional e programas antivírus atualizados e troque periodicamente sua senha de Netbanking. Mantenha em local seguro e fora da vista de terceiros os dispositivos de segurança - como cartões de senhas e tokens (chaves eletrônicas). Evite acessar sua conta (Netbanking) a partir de computadores instalados em locais de grande circulação de pessoas, como cybercafés e lan-houses - e mesmo no seu local de trabalho ou estudo, já que o uso dessas máquinas é compartilhado com outras pessoas.

9. Se tiver qualquer dúvida em relação à segurança de algum procedimento, entre em contato com o Banco. Caso desconfie da página, clique na barra superior do browser e movimente a janela; se algum conteúdo não acompanhar sua movimentação, isso pode indicar a existência de um programa espião em seu computador.

10. Acompanhe atentamente os lançamentos em sua conta corrente; se constatar qualquer irregularidade, entre imediatamente em contato com seu Banco.

Boas compras a todos.

2 comentários:

Marcos Vinicius de Moraes disse...

Oi, Ilza, tudo bem?
Meu nome é Marcos Vinicius. Descobri o seu blog através de mensagens dos blogs educativos. Acessei o seu espaço e é bem educativo na transmissão de etiquetas virtuais. Amei o nome NETIQUETA, rs.
Vou te seguir e visitarei quando houver mais novidades.

Quando quiser dar uma passadinha em meu blog http://aulas100.blogspot.com, fique à vontade

Bjss!!

ILZA disse...

Que bom recebê-lo aqui Marcos! Seja bem vindo e volte sempre. Pode contar com minha presença no seu Blog.
Bjim!!!