domingo, 18 de outubro de 2009

Você sabe o que é NETIQUETA?

Se ainda não sabe, vai saber agora...
Curiosos????????
Vamos lá...
A Netiqueta é o nome que se dá ao conjunto de regras de comportamento e estilo na Internet. Aqui, apresentamos algumas dicas para você se apresentar bem na comunidade virtual, evitando problemas na comunicação e criando um ambiente de harmonia e bom senso na convivência com milhões de usuários da Web.
Ou vai dizer que você nunca cometeu uma gafe na internet ou é pessoa finíssima no meio virtual? Como em todos lugares, na Web também é preciso saber se comportar, agir e comunicar. Para não dar uma mancada.com é melhor usar o bom senso e conhecer alguns princípios básicos de etiqueta. O código de boas maneiras no mundo virtual evita mal-entendidos, ajuda a formar uma boa imagem do usuário e afasta a fama de inconveniente virtual, ou “mala”, se preferir. No livro “net.com.classe” (Ed. Melhoramentos), a autora Claudia Matarazzo comenta o comportamento adequado neste novo mundo.
- E-mail
- Listas e grupos de discussões
- Citações
- Chat
- Links
- Fale conosco
- Página principal

* Hoje falaremos sobre o E-mail:
E-MAIL:

O e-mail tem uma série de convenções de uso, próprias à sua linguagem:

- Para enfatizar uma palavra, digite-a entre asteriscos (*assim*).
- Uma palavra em letras maiúsculas e interpretada como grito ( ASSIM ). Assim sendo, nunca envie mensagens escritas só com maiúsculas (é como se o usuário estivesse gritando).
- O uso de abreviações é comum em mensagens informais.
- Não envie e-mails em massa e, sobretudo, não reenvie mensagens “corrente” para outros usuários. Essa atitude satura os servidores e, por consequência, toda a Internet.
- Se, por necessidade, enviar uma mensagem para várias pessoas, procure colocar os endereços no campo “CCO” (Com Cópia Oculta) e ponha o seu próprio endereço no campo “Para”.
- Cumprimente a(s) pessoa(s) que receberão a mensagem no início do e-mail e despeça-se com cordialidade, incluindo seu nome, cargo/função, telefone e cidade, assim como você faria em uma carta comum.
- O tom predominante nos e-mails deve ser a informalidade, a exceção é o uso profissional do correio eletrônico, que deve ser um pouco mais formal. Contudo, ‘informal’ não quer dizer ‘no tapa’. Sempre revise os e-mails à caça de erros de português e, principalmente, de digitação.
- Evite o uso exagerado de “smiles” ou “emoticons”. Muitas pessoas podem não compreender, ao certo, o significado de algumas expressões tais como: :-); :-(, entre outros.
- Seja breve em sua mensagem. Procure ser suscinto, colocando apenas aquilo que realmente é interessante.
- O e-mail deve ter um assunto que reflita o conteúdo da mensagem.
- Evite transmitir arquivos muito pesados por e-mail. Lembre-se que nem todo mundo possui banda larga e, em alguns casos, espaço em disco suficiente para receber arquivos grandes.
- Evite, sempre que puder, o uso de cores e fontes diferenciadas nos e-mails. Esses recursos tiram um pouco a seriedade do texto e correm o risco de cair no puro e simples mau-gosto.
- Demorar demais para responder um e-mail é considerado uma grande falta de educação ou, pelo menos, de interesse. A maioria das pessoas agüenta 24 horas sem irritação. Com 48 horas já surge sensação de abandono.
- Evite termos chulos ou palavras impróprias. Nunca escreva o que você não gostaria de receber.
- Evite mensagens demasiadamente curtas ou demasiadamente longas.

Amanhã volto e falaremos sobre....???? Volte amanhã e descubra, rs.
Um forte abraço em todos vocês.

2 comentários:

Paula disse...

Estou curiosaaaaaaaaaa.
parabéns

Paula disse...

Estou curiosaaaaaaaaaa.
parabéns