terça-feira, 6 de outubro de 2009

Backup: é bom se preocupar!

Você faz backup dos dados do seu computador? Bom... mais de 90 por cento dos telespectadores devem responder, agora, que não. A grande maioria não se preocupa em ter os seus arquivos armazenados em um segundo disco para serem salvos em caso de uma pane geral. E pode acreditar: estes problemas são mais comuns do que você imagina! Portanto, a gente vai mostrar algumas maneiras de fazer o backup de seus dados de formas gratuitas. Não existe mais desculpa, agora está em suas mãos. Veja só.

A primeira delas serve caso o seu computador faça parte de uma rede doméstica. Por exemplo: se na sua casa existe um PC e um laptop, basta criar uma pasta compartilhada e guardar os arquivos mais importantes ali. A rede fará com que, automaticamente, todos os arquivos salvos neste compartimento sejam arquivados, simultaneamente, nos discos das duas máquinas. Dessa forma, se um deles apresentar problemas, sempre há como buscar o arquivo no outro. Para ver como isso é feito, acesse olhardigital.com.br e clique nesta matéria. O passo-a-passo estará bem abaixo do vídeo.

Outra forma de se fazer o backup é recorrer à tão falada nuvem. Existem vários serviços gratuitos oferecidos nessa tal de “cloud computing”, como o próprio Skydrive da Microsoft. Com ele, você tem 25 giga de armazenamento, à vontade. Outra opção é o File Factory, que te dá 100 giga. Mas ele costuma ser um pouco mais lento que o Skydrive. Portanto, dependendo da aplicação, um pode ser mais interessante que o outro.

Não quer perder documentos de texto, planilhas e apresentações? Então uma boa solução é utilizar o Google Docs. Nele, é possível armazenar uma grande quantidade de arquivos, além de ser totalmente integrado ao GMail. No caso das fotos, a melhor saída é criar uma conta no Flickr. O armazenamento é ilimitado, e totalmente de graça. E no caso de vídeos, as soluções são óbvias. Youtube, Dailymotion e Vimeo são opções pra lá de certeiras. Em todos os três casos, é possível disponibilizar os vídeos para todos, ou só para a sua lista de amigos. O inconveniente é o tempo que o serviço demora para fazer o upload dos vídeos. Mas a garantia de que eles nunca serão apagados pode valer o sacrifício.

Fonte: www.olhardigital.com.br