sábado, 24 de julho de 2010

O que é a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação?

Dicas para Professores, Alunos, Gestores, Pais e Visitantes!

Faça o seu cadastro: OJE- Olimpíada de Jogos Digitais e Educação


A Olimpíada de Jogos Digitais e Educação é uma ferramenta que pode ser usada pelo professor de várias formas e sem muito esforço. A principal função do professor na OJE é a comunicação com os alunos, auxiliando a equipe no decorrer da competição. Portanto, há a possibilidade de maior integração com os alunos, diminuindo o distanciamento entre corpo discente e docente, facilitando a troca de experiências e o aprendizado.

Há também a oportunidade de levar o conteúdo da OJE à sala de aula. Para isto, o site do projeto possui uma área chamada Dicas de Aula, onde são sugeridas algumas maneiras de como o professor pode usar os jogos de forma didática nas aulas.

E, atenção: os professores aliados das equipes vencedoras também levam prêmios para casa!

Ainda está com dúvidas? Saiba mais sobre a OJE

O que é a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação?

A OJE é um projeto inovador que busca através de uma dinâmica de competição no mundo digital o aprimoramento dos processos de raciocínio, a produção de sentidos nos alunos e o estímulo ao trabalho coletivo e colaborativo dos participantes (que envolve alunos e professores), com o objetivo de motivá-los mais adequadamente para as atividades tipicamente escolares e instrumentalizá-los de maneira complementar na obtenção de melhores resultados curriculares. É um excelente aproveitamento educacional a partir de jogos digitais.

Como ajudar na divulgação da OJE?

- Falar do projeto nas reuniões pedagógicas

- Incentivar alunos e professores a se inscreverem

- Divulgar nas salas de aula, destacando os aspectos positivos do projeto

- Receber os promotores do projeto, facilitando o acesso aos alunos

- Disponibilizar os laboratórios de informática

O que a escola ganha participando da OJE?

Reconhecimento ao ser referenciada como uma escola participante de um projeto educacional diferenciado, de alto impacto e visibilidade estreitando a relação entre corpo docente e discente.

O que os professores ganham participando da OJE?

Mais aproximação com seus alunos e ferramentas para conduzi-los de forma adequada a este novo mundo os fazendo entender que aprender se divertindo também é eficaz.

O que os alunos ganham participando da OJE?

A OJE proporciona aos jovens uma oportunidade de usar positivamente a Internet e o ambiente de jogos, que além de divertidos, trabalham o conteúdo do ENEM. Além disso, os alunos, professores e escolas vencedoras ganham prêmios especiais.

Como surgiu a OJE?

A OJE é promovida pelas Secretarias de Cultura e Educação do Rio de Janeiro e desenvolvida em parceria com o Porto Digital. Criada em 2008, o projeto cresce a cada ano e hoje está presente nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco.

2 comentários:

Unknown disse...

São deste tipo de incentivo que escola/alunos precissam, acho uma ferramenta de um bom equilibrio para ser jgado ou disputado.
Parabéns.
Abraço

Cristina jung disse...

Olá! muito show este projeto! Sou do sul, Porto Alegre e trabalhos com a TIC e Tecnologias Educativas!! Adorei o blog, vou seguir ^^